segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Esgrima Descrição


Descrição:

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.




O que é?
A Esgrima é um desporto de combate ancestral caracterizado pelo duelo individual com arma (Espada, Sabre e Florete) baseado no ensino e aprendizagem de gestos técnicos típicos, que combinam de forma singular qualidades como a agilidade, velocidade, precisão, disciplina e velocidade de raciocínio.
http://sweet.ua.pt/~isca5791/nova_pagina_6.htm








Esgrima:
esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico
skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.

Florete:
O florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma arma de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente, e que não machuca tanto quanto um boa lambada de uma lâmina de sabre.É uma arma boa para o início da aprendizagem. Exige postura, a agilidade, equilíbrio e a flexibilidade além de um agudo senso de reflexo que caracteriza todo esgrimista fascinado por este esporte marcial.
EspadaA espada por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mais ereto, vertical assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionarem como no florete ou no sabre.
SabreO sabre é a arma de duelo mais violento e ágil. Sua lâmina é mais flexível de todas três. O atacante pode usar o seu sabre como um chicote em que a lâmina flexiona tanto que nem o bloqueio do adversário poderá bloquear a parte frontal da lâmina do adversário que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e um preparo físico muito grande, pois o duelo é muito rápido considerando que o toque pode ser feito não só com a ponta mas com a lámina também, tanto quando o atacante vai para frente (corte) com a lâmina, como quando retorna (contra-corte) com a lâmina.
A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre.Os atletas competem em pistas de 14m de comprimento por 1,5m de largura e o objetivo é tocar o adversário sem ser tocado.
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/esgrima/esgrima-2.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esgrima








A